Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de maio de 2010

Semente de Linhaça




Fonte de ômega 3 : Um dos grandes trunfos da linhaça, ou semente do linho, é ser a maior fonte de ômega 3 existente na natureza, ácido graxo que é tiro e queda contra inflamações. Além disso, ela é considerada um alimento funcional. Isso significa que, além de seus nutrientes básicos, traz benefícios à saúde comprovados pela ciência. Isso, claro, se for consumida diariamente.

Reduz medidas : Por ser rica em fibras – tem cinco vezes mais que a aveia –, é ótimo componente alimentar para quem quer perder uns quilinhos. A fibra aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos. A semente também contém substâncias que estimulam a produção de um hormônio controlador do apetite.

Amiga do peito : A mais surpreendente descoberta feita sobre a linhaça é que combate o câncer de mama. Estudo feito por cientistas em pacientes com esse tipo de câncer comprovou que a lignana, substância presente na semente, barrou a metástase, ou seja, evitou que as células cancerígenas se espalhassem pelo organismo. A lignana faz o papel do hormônio feminino estrógeno: funciona como um “falso hormônio”, que os especialistas chamam de fitoestrógeno. A linhaça também diminui o risco de tumores de próstata e cólon.

Coração protegido : O cereal contém de 40 a 50% de óleo vegetal em sua composição (ômega 3 e ômega 6). Essas gorduras do bem diminuem o colesterol protegendo as artérias do coração e também os neurônios.

TPM bem longe : Comer linhaça regularmente tem efeito cumulativo. Duas colheres de sopa da semente por dia durante pelo menos dois meses fazem milagres contra os sintomas pré-menstruais. O responsável é o ômega 6, óleo vegetal que estabiliza as funções hormonais.

Pele maravilhosa : Cientistas alemães descobriram que o ômega 3 da linhaça atua nas membranas celulares melhorando a irrigação do sangue entre elas. Resultado: pele mais viçosa e hidratada. A semente também ajuda no funcionamento intestinal, o que acelera a eliminação das toxinas.

Em cápsulas ou crua?Nutricionistas recomendam a ingestão da semente crua, integral e triturada. Embora você encontre o óleo da linhaça em cápsulas ou vidros, ele perde várias das substâncias boas contidas na semente se for consumido assim. É um concentrado de ômega 3 e só deve ser usado sob orientação médica.

Mas tem que usar direto : melhor é triturar as sementes no liquidificador. É que a casca da linhaça é resistente e pode passar intacta pelo aparelho digestivo, deixando de liberar as substâncias benéficas ao organismo. É importante consumi-la logo após ser moída. A semente é muito suscetível à oxidação e isso pode diminuir os efeitos “do bem”.Misture o cereal em sucos, frutas, iogurte ou saladas. Utilize de uma a duas colheres de sopa por dia (entre 25 e 50 gramas).

Mais do que isso, só com ordens médicas. Motivo: o consumo exagerado, em vez de trazer benefícios, pode prejudicar a saúde. Embora contenha substâncias que previnem contra doenças letais, a linhaça também carrega compostos que podem interferir na absorção de nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário