Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cuidados com a Pele no Inverno

Mulherada de Plantão, aqui vão algumas dicas ótimas para manter uma pele saudável durante todo o inverno.

No banho : Com a temperatura lá embaixo fica difícil querer sair debaixo da água quentinha do chuveiro, mas faça um esforço, ela desidrata muito a pele. Tente não usar uma água muito quente e tome banhos rápidos. Evite usar sabonetes mais pesados, prefira os glicerinados ou até mesmo os infantis, que são mais neutros. Os sabonetes líquidos também são uma boa opção porque têm o pH mais neutro.Buchas e esfoliações devem ser aposentadas até o verão porque retiram a camada natural de proteção da pele. E se você está com pressa e não vai conseguir passar o hidratante, uma alternativa é usar um óleo de banho. Ele não é tão eficaz quanto o hidratante, mas diminui um pouco o ressecamento.

No quarto : Os hidratantes para o corpo são um pouco mais oleosos que os de rosto, mas podem ser usados na face sem problemas. Nas áreas mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e pés, aplique camadas mais generosas.Existem elementos nas fórmulas dos hidratantes que garantem uma proteção mais prolongada. Dê uma olhada no rótulo dos produtos. Não precisa ter todos ao mesmo tempo. Procure na fórmula uréia, ácido glicólico, lactato de amônio ou gluconolactona. Na hora de escolher a roupa, prefira tecidos mais naturais. Se for usar lã, coloque uma peça de algodão por baixo. A lã e os tecidos sintéticos arrancam a camada natural de proteção da pele e modificam o pH. O resultado é mais ressecamento. Pelos mesmos motivos, é bom evitar o uso de talcos e perfumes.

E não se esqueça,no inverno é preciso usar filtro solar no rosto. O fator de proteção não precisa ser muito alto, entre 15 e 20 é suficiente. Algumas pesquisas indicam que alimentos com vitamina B aumentam a oleosidade da pele. Você a encontra em alimentos como brócolis, amêndoas e amendoins, cenoura, pêra, melão, damasco e derivados do leite.
Finalmente, um conselho que vale para qualquer dia e época do ano: beba água! Ela vai te livrar daquela sensação de secura causada pelos ventos gelados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário